Meditação

A nossa mente é o mais poderoso dos instrumentos que temos ao nosso alcance, e o pensamento, a fonte de tudo que existe. Olhe ao seu redor: tudo o que você vê, excluindo as coisas da natureza, começou no pensamento de alguém. Uma pessoa teve a ideia, projetou e produziu tudo o que te rodeia, do computador que usa às ideias que lê nesse site. O mundo, interior e externo, começa em nossa mente – somos todos co-criadores.

Esse processo ocorre independentemente de estarmos conscientes dele ou não: as informações que consumimos por meio de nossos seis sentidos servem de matéria-prima para nossos pensamentos; estes se transformam em sementes para ideias, e com elas plantamos o que colhemos em nossas vidas, em termos materiais ou imateriais. Além de matéria prima, precisamos também de terreno: uma mente fértil e arável.

O que nos impede de usar esse poderoso instrumento de forma mais eficaz é, paradoxalmente, o mesmo insumo: consumimos informações aleatoriamente, poluindo a nossa mente, que por sua vez segue desgovernada. Não estamos no controle do que pensamos, e portanto nem do que plantamos ou colhemos – do que criamos. O problema começa e termina conosco: mudando a nossa mente, mudamos o mundo, por dentro e lá fora.

A melhor forma de preparar o terreno mental é por meio da meditação, um processo gratuito, simples e eficiente de educar a mente, e cuja prática regular diária é transformadora. Esse site tem como meta motivar todo mundo a meditar, compartilhando dicas, notícias, informações, inspirações e experiências, abordando todas as formas de meditação, sejam religiosas ou laicas, e deixando que você faça suas escolhas.

O caminho está à sua frente, prestes a ser trilhado. Se você chegou a esse site, acredito que esteja buscando trazer mais meditação para sua vida. Espero que ele ajude você a aprender a meditar e a descobrir-se, e ir além, assumindo seu papel de co-criador consciente de seu mundo interior, e, consequentemente, de agente de transformação do mundo que compartilhamos. Que você explore, participe, compartilhe, e, acima de tudo, medite!

Esse blog deve ser tomado como ponto de partida para a sua própria experiência, não destino final. Trata-se de uma obra em construção, escrito em espírito livre, aberto e com muita base em minha curiosidade e experiência pessoal. Os textos e traduções são de minha autoria, exceto quando indicado em contrário (sempre indico a fonte), e estão disponíveis para republicação mediante crédito, sob licença do Creative Commons.

Foto de Sheepie Meili (CC BY 2.0)

All the wild horses, foto de Sheepie Meili (CC BY 2.0)

O cabeçalho deste site é um recorte da foto Céu do Brasil Central de C. Alberto, publicada no flicker com licença do Creative Commons.