Desafio: 21 dias a meditar

Encontrei hoje o blog da Margarida Cardoso, com logo aceitei o desafio de passar 21 dias meditando.

A ideia é mostrar que a prática faz o monge: se é difícil começar a praticar a meditação, a solução é usar a força de vontade para tornar a prática um hábito, um ritual, uma rotina – parte do nosso cotidiano. Assim como escovar os dentes.

Normalmente, esse é o tempo necessário para estabelecer um hábito novo, portanto eis o desafio:

Tenho a propor um desafio de 21 dias. Se falharmos um dia, recomeçamos do zero. E porquê 21 dias? Dizem que precisamos de 3 semanas para instalar um novo hábito. Não sei se é verdade, mas temos de começar de alguma forma.

Na primeira semana começaríamos com 15 minutos por dia (no momento do dia mais conveniente para cada um). Na segunda semana tentaríamos os 20 min. E depois os 25min. Se não conseguir, escolha um período de tempo mais curto… mas comece (e se já é um meditante experiente… aumente a fasquia!)

A Margarida destaca ainda a importância da motivação e do compromisso para conosco mesmos – e assumir um compromisso perante um grupo ajuda, assim todos podemos motivar uns aos outros. E fica mais divertido! Para fazer parte, inscreva-se aqui, e a cada dia você receberá um email de lembrete. Se precisar de ajuda, eis os conselhos da Margarida para principiantes.

Um tiquinho da minha experiência – já participei de alguns vários desafios do tipo, promovidos a cada estação pelo Chopra Center Meditation, mas confesso que nunca consegui acabar nenhum deles, pois ficava desmotivada se faltasse um dia ou outro, e como as meditações guiadas só ficavam no ar por um determinado tempo, eu acabava não conseguindo chegar ao fim. A diferença da proposta da Margarida é que em caso de falta devemos recomeçar do zero – não tem como dar errado!

E considerando que já estou meditando diariamente desde o dia 23 de dezembro (quando lancei o desafio para mim mesma), me dou conta que completei ontem meus primeiros 21 dias, e posso dar meu testemunho positivo: estou adorando, e hoje até acordei mais cedo para meditar mais (então, Margarida, já estava no desafio e não sabia!). Seria a prova de que o hábito enraizou-se em mim?

Margarida Cardoso

Quase todos os praticantes de meditação estão de acordo: custa começar a praticar, sentar, fazer disso um hábito, um ritual, uma rotina no nosso dia-a-dia.

É importante refletir na nossa motivação, rever prioridades, mas também assumir um compromisso para connosco– e para reforçar o compromisso, assumi-lo perante outros.

Tenho a propor um desafio de 21 dias. Se falharmos um dia, recomeçamos do zero. E porquê 21 dias? Dizem que precisamos de 3 semanas para instalar um novo hábito. Não sei se é verdade, mas temos de começar de alguma forma :)

Na primeira semana começaríamos com 15 minutos por dia (no momento do dia mais conveniente para cada um). Na segunda semana tentaríamos os 20 min. E depois os 25min. Se não conseguir, escolha um período de tempo mais curto… mas comece (e se já é um meditante experiente… aumente a fasquia!)

Pode encontrar alguns conselhos aqui.

Se quiser…

Ver o post original 180 mais palavras

Anúncios

2 comentários sobre “Desafio: 21 dias a meditar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s